MENU
Áreas de Investigação

A Enfermagem é uma profissão fundamental na área da saúde. Os enfermeiros prestam cuidados que visam a preservação da vida, a prevenção de complicações, a manutenção da saúde e do bem-estar, a recuperação funcional e a dignidade no momento da morte. Contudo, a evidência científica revela uma profissão com baixo reconhecimento social e cuja identidade profissional está desfasada com a imagem (tendencialmente retrógrada) que a sociedade propaga.

 

Os media constituem um dos veículos que pode disseminar estereótipos e mantém-se o distanciamento entre jornalistas e enfermeiros. Consequentemente, as notícias de saúde tendem a ignorar os temas de enfermagem e não é dada aos enfermeiros a oportunidade de se manifestar com frequência, enquanto fontes de informação. Estes referem dificuldades em se relacionar com os media e em afirmar o seu conhecimento e contributos para a saúde dos cidadãos, o que tem perpetuado o desconhecimento da sociedade sobre o papel da profissão.

 

Tal desconhecimento poderá afetar o financiamento dos cuidados de enfermagem, da educação e investigação, gerando défices no desempenho profissional e na qualidade e segurança da assistência.

 

O GICE aborda uma área de investigação pertinente e inovadora, que tem como objetivos descrever e compreender a visibilidade mediática da Enfermagem em Portugal e as dinâmicas de relação entre profissionais de comunicação social (jornalistas, editores, publicitários, relações públicas e assessores de comunicação) e enfermeiros (agindo como fontes de notícias ou como consultores em saúde para os media). Está também direcionada para a criação e avaliação de programas formativos na área dos comportamentos de abordagem aos media.

 

O Grupo de Investigação Comunicar Enfermagem pretende igualmente:

  Promover a reflexão sobre a profissão e disciplina de Enfermagem e sua tradução para discurso oral e escrito;

  Desenvolver investigação transdisciplinar, que sustente a construção de programas formativos em comunicação;

  Promover a disseminação da Enfermagem como disciplina do conhecimento, fundamental para a saúde das populações;

  Promover novas práticas pedagógicas baseadas em evidência científica;

  Interagir com diferentes áreas do saber consubstanciando novos desenhos de investigação promovidos por equipas de investigação.

 

Projetos (clique nos tópicos para mais informações)

   Tese  Impacto de Programa Formativo no Desenvolvimento de Habilidades de Abordagem aos Media em Enfermeiros

Data de Início: Setembro de 2013

 

O desenvolvimento de habilidades de abordagem aos media em enfermeiros é tema pouco estudado em Portugal. A escassez de programas formativos e de conteúdos disponíveis para enfermeiros nesta área impede o desenvolvimento profissional e a reflexão sobre a prática de cuidados. A construção e avaliação de um programa formativo que enderece estas necessidades poderá contribuir para a construção de conhecimento das disciplinas de enfermagem e comunicação social e proporcionará ferramentas que permitam aos enfermeiros melhorar a comunicação dos cuidados, bem como a abordagem aos media. Por sua vez, o desenvolvimento de mensagens claras e de conteúdos noticiosos sobre enfermagem, garantirá uma perceção mais clara dos jornalistas sobre a profissão e o estreitar de relações profissionais entre as duas disciplinas do conhecimento. Centrando-nos nesta problemática, questionamos: Qual o efeito de um programa formativo no desenvolvimento de habilidades de abordagem aos media em enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional.

 

A 1ª fase englobará um estudo de natureza quantitativa, com base num desenho descritivo-correlacional e transversal, tendo como objetivos:

  Descrever a Frequência de Comportamentos de Abordagem dos Media (FCAM) de enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional;

  Identificar relações entre a FCAM e as características sociodemográficas de enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional.

 

A 2ª fase compreenderá um estudo de natureza qualitativa, com base num desenho descritivo e que pretende:

  Identificar as necessidades de enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional na área da comunicação pública e abordagem aos media;

  Descrever os obstáculos na relação entre enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional e os media;

  Identificar estratégias de desenvolvimento de habilidades de abordagem aos media por enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional.

 

As questões orientadoras deste estudo são:

  Quais são as necessidades de enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional, no âmbito da abordagem aos media?

  Que obstáculos estão presentes na relação entre enfermeiros portugueses habilitados para o exercício profissional e os media?

 

A 3ª fase encontra-se em processo de restruturação.

   Dissertação  Visibilidade da Enfermagem em Programas de Informação Televisivos de Portugal

Trata-se de uma investigação histórico-documental de natureza predominantemente qualitativa e pretende responder à questão: Qual a visibilidade da Enfermagem em programas informativos televisivos de Portugal? Esta dissertação tem como objetivos:

  Descrever a visibilidade da enfermagem nos meios de comunicação audiovisuais informativos portugueses, nos noticiários transmitidos em horário nobre dos quatro canais generalistas;

  Descrever as características das notícias de saúde transmitidas nos noticiários em horário nobre;

  Identificar a proporção de notícias sobre enfermagem em relação à totalidade de notícias de saúde transmitidas;

  Descrever o conteúdo das notícias sobre enfermagem e enfermeiros;

  Caracterizar a imagem social e profissional dos enfermeiros que surge nos noticiários portugueses.

   Dissertação  Visibilidade Mediática da Enfermagem em Contexto Hospitalar: Um Olhar de Enfermeiros Gestores

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e pretende responder à questão: De que forma os enfermeiros gestores conferem visibilidade mediática à Enfermagem, em contexto hospitalar? Esta dissertação tem como objetivos:

  Descrever as estratégias adotadas por enfermeiros gestores para dar visibilidade à Enfermagem, em contexto hospitalar;

  Descrever a influência dos profissionais dos gabinetes de comunicação organizacional hospitalar na visibilidade mediática da Enfermagem.

Copyright © 2014 comunicarenfermagem.com
Desenvolvimento   beelogo